terça-feira, março 27, 2007

AS FALHAS DA GESTÃO DE LUANDA

Há sinais contraditórios sobre o desenvolvimento de Luanda, a complicada e de gestão deficiente capital de Angola.
Se, por um lado, há pomposas inaugurações de condomínios, shoppings centres, grades superfícies comerciais, por outro lado constata-se todos os dias as degradação da vida do cidadão comum com estradas esburacadas, pequenas crateras a crescerem a olhos vistos, assaltos constantes e desgraças provocadas pelas chuvas que insistem em cair sobre Luanda.
Há muito que a governação mostra dificuldades e manter a capital melhor equipada com serviços sociais básicos e fluidez no trânsito. Mas quase todas as ideias falharam. Sair de Viana para o centro da cidade continua a ser um martírio diário.
Pessoas há que ficam nos engarrafamentos cerca de três horas, numa viagem diária. Outros sofridos luandenses circulam kms e kms á pé. Tanto a ida como a volta aumentando o stress diário que desgasta quem já não desfruta das riquezas do seu país.
Falar de zonas como a 21 de Janeiro, com o asfalto carcomido ou olhar para a Comandante Bula ao São Paulo é o mesmo que dizer que a gestão de Luanda falhou.

2 comentários:

Anônimo disse...

caro amigo parabéns pelo Blog, mas cuidado com as confusões. No cabeçalho há uma seérie de erros e imprecisões.
A serra da Chela não está localizada na cidade do Lubango. Confunde Lubango (cidade) com a província Huíla. Não é o ponto mais alto de Angola,apesar de ter "quase" de 2000 m de altitude.

MV disse...

Caro anónimo, agradeço a sua mensagem, mas lamento o facto de não ter "dado" a cara escudando-se no anonimato.

A Serra da Chela, caro amigo anónimo, é uma cordilheira montanhosa que tem um ponto bastante alto na zona onde está instalada a Estatua de Cristo Rei.

Por outro lado, não digo, ponto mais alto de Angola, mas sim gio " um dos pontos mais altos de Angola", o que significa que devem haver outros.

Aqui penso no morro do Moco e o Alto Hama no Humabo. Escreva-me para o email pmavieira@yahoo.com.br para aprofundar o debate.