terça-feira, março 13, 2007

Lubango: Uma cintura quase morta!

Pouco ou nada se ouve, das autoridades da Huíla, informações sobre um eventual (digo bem) renascimento da moribunda “ cintura verde do Lubango”.
Esta zona, localizada no bairro da Mapunda, oeste da capital da província foi no passado um dos pontos mais interessantes para o fomento da agricultura, criação de gado de todo o tipo e uma experiência ambiental interessante arejando cada vez mais o cosmopolita Lubango.
A cintura verde conta (va) com fazendas de pequeno e médio porte, uma cooperativa própria, formas de escoar o produto para o centro da cidade, com destaque para a fruta. É uma zona bastante fértil, onde um vale se estende até junto da cordilheira montanhosa que dá á Tundavala.
Segundo testemunhas, no local houve um estudo preliminar da parte dos colonos que ai se instalaram para que as suas lavouras nunca secassem, mesmo no cacimbo (época seca) mais rigoroso. Há água abundante, até porque é na zona onde nascem dois dos rios intermitentes que cruzam o Lubango. Nesta zona, ainda há o início da já velhinha canalização de água para a cidade. Na circunscrição está instalada a cervejeira Ngola, a filial da Coca-cola botlling sul de Angola , a Casa Mãe de Caridade, o famoso restaurante “Casa Verde”, o Instituto Superior de Teologia Evangélica, o seminário menor entre outras estruturas. Na zona escolhida para cintura verde do Lubango há condições para a agricultura de pequeno porte. Mas desde o inicio da década de 90 que das autoridades só se nota o desinteresse, por e simples. Os “mandantes” comparam fazendas no alto da Humpata ou no Vale dos Gambos e esquecerem-se da cintura verde. As variadas árvores de fruta envelheceram e no seu lugar não foram plantadas outras.
A falta de recurso e as dificuldades no acesso ao dinheiro limitam todos os dias os proprietários das fazendas. Alguns mudaram por outras actividades mais rentáveis como o comércio. Outras parcelas foram vendidas para satisfazer o “ glutão” mercado imobiliário da cidade. Com tudo isso a até então moribunda “ cintura verde do Lubango” está (quase) morta!

Nenhum comentário: