segunda-feira, março 12, 2007

Sob o olhar dos outros (II)

ÁGUA A capital da província tem uma rede de distribuição antiga e debilitada. Tendo em conta os indicadores mundiais médios, pretende-se dar 150 a 200 litros de água por habitante, contra os actuais sete litros disponíveis. ENERGIA A província é servida pelo sistema da Matala. Esta barragem tem uma capacidade máxima que não passa de 46 megawatts. Actualmente produz 26, com várias introduções, porque nem sempre os equipamentos estão em condições ou a quantidade de água fazer funcionar as turbinas. Até 2020/25, a Huíla requererá cerca de 600 megawatts, contra os actuais pouco mais de 20. É um fosso grande.

O desenvolvimento industrial e agro-pecuário da Huíla dependerá muito da componente energética. VIAS DE COMUNICAÇÕES A cidade do Lubango é, neste momento, na óptima do interlocutor, o segundo parque automobilístico de Angola a seguir a Luanda. Já se verificam, inclusive, alguns engarrafamentos. Em média, circulam diariamente cerca de um milhão de viaturas; há uma área transição de ligação com o Sul e Norte (Porto do Namibe).

Há o problema de circulação de camiões pesados no centro da cidade. As ruas não estão preparadas para receber estas cargas destes comboios articulados rodoviários.

Está a ser montada uma estratégia para a abertura de mais estradas no Lubango já projectadas no tempo colonial para que os camiões, mas interrompidas pelos custos elevados.

Há uma pressão no sentido de se criar uma estrada à volta da cidade do Lubango para que os camiões que se desloquem para o Huambo, Benguela e Namibe, não passem no centro da cidade. Numa perspectiva futura, introduziremos um comboio urbano no Lubango, para a facilitação da vida de trabalhadores, estudantes e outros. GADO É potencialmente rica na produção de cereal; detém o maior número de gado do país. Existe o programa de desenvolvimento dos Gambos, onde temos condições climatéricas para a criação de gado 2007/13, num cenário de recursos de consumir cerda de 250 milhões de dólares anuais. Depois da independência nacional, houve um crescimento demográfico, mas as infra-estruturas sociais ficaram degradadas. EDUCAÇÃO Actualmente estão recuperados uma boa parte da rede escolar, embora haja muitos a carecerem de reabilitação e recursos humanos, por problemas orçamentais. Em 2006, a província precisava de dois mil professores. SAÚDE O governo projecta reabilitar todas as unidades hospitalares. Hoje, todas as sedes municipais já têm hospitais, de raiz ou reabilitados. Existem também outras unidades privadas, como o Hospital de Caluquembe, pertencente a Igreja Envagélica, e que beneficiou-se do OGE, dada a sua importância regional.

INCENTIVOS PARA INVESTIMENTOS Cedência de terrenos a custos extremamente baixos, se comparados aos grandes países; desburocratização dos serviços administrativos e a promoção de uma concorrência leal e educada. EXPLORAÇÃO MINEIRA Uma das prioridades será a extracção do mineiro de ferro, actualmente paralisado, granitos; a água mineral, assim como a conservação e transformação de frutas e cereais. A sua indústria transformadora é de carácter regional. PATRIMONIO CULTURAL O sector da Cultura na Huíla mostra-se preocupante com o estado actual de degradação avançado dos 49 monumentos e sítios classificados e inventariados.

A maior parte destes estão na iminência de desaparecer, uma vez ser avançado o grau de degradação dos mesmos. Cinco dos 49 monumentos, entre os quais a Missão Católica da Huíla, podem desabar a qualquer momento.

Os únicos monumentos que beneficiaram de obras de reabilitação são o "Cristo Rei" e o Museu Regional, com obras avaliadas em 120 mil dólares. Perante esta situação, a Direcção local da Cultura já encaminhou um programa ao governo da província, para intervir nestas estruturas.

Nenhum comentário: