terça-feira, fevereiro 13, 2007

SOS BOSQUIMANES

188 populares da raça Koisanh, também conhecidos por “ bosquímanes”, são os beneficiários de uma ampla campanha de ajuda alimentar, apoio material e em vestuário, numa acção executada no município de Quipungo, interior da Huíla pela comissão local de direitos humanos.
Têm sido recorrentes nesta província dizer-se que estes povos, que vivem de forma quase primitiva, estarem em extinção, pois de uma população estimadas em milhares a cerca de dez anos estão agora contabilizados menos de duzentos. Doenças, fome e outras carências são as grandes causas da diminuição desta população que habita maioritariamente no sul do país, identificados rapidamente pela sua cor amarelada, baixa estatura e vulnerabilidade física, alimentando-se de frutos silvestres e pequenos animais das selvas e estepes do sul de África.
Segundo a ANGOP, o responsável disse estarem eliminados os focos de vulnerabilidade desse grupo, constituído na província por mais de 120 pessoas, que teve lugar no passado mês de Novembro.
Reza a história que os Koisanh foram os primeiros habitantes de Angola, conhecidos pela sua perícia em habitar e adaptar a zonas remotas, sempre longe das zonas urbanas. Esses populares, que estão quase em extinção na zona sul do país, são descritos como hábeis caçadores, praticando também a recolecção de produtos diversos.

2 comentários:

Arlindo de Sousa disse...

Gostava de saber se Quipungo é a antiga Vila Paiva Couceiro, vila, sede do concelho do Alto Cunene.

Miguel de Paiva Couceiro disse...

Bom dia,

Segundo creio, Quipungo e Vila Paiva Couceiro ainda hoje são utilizados para designar a mesma "Vila".

Um abraço

Miguel de Paiva Couceiro