O arranque do ano lectivo em todo País, em particular na província da Huíla, marca mais uma etapa para educação – instrução das novas gerações. Acredita-se que esta etapa ora iniciada terá resultados esperados se houver mais envolvência de todos aqueles que a historia humana sempre considerou de pedras angulares no processo docente – educativo. Trata-se dos encarregados de educação, escola, aluno e com esforço presente do governo em todas etapas deste ano lectivo, começando pela construção de escolas de raiz, material pedagógico – didáctico e não findar apenas em caixinhas de giz durante os primeiros dias de aulas, como normalmente tem acontecido em todas as escolas deste País.
Ninguém negará que no processo docente – educativo o centro principal é o aluno, é ele o valor central e insubstituível. Na verdade, este para que se torne uma verdadeira personalidade do futuro necessita de escola e suas condições e da relação aluno – escola bem como encarregados de educação, não só para se levar avante a educação de futuro dirigente desta província ou deste País, como também se evitaria aquilo que se convenciona chamar de fuga de responsabilidade de cada um dos envolventes neste processo tão complexo.
É importante meus senhores, compreender que uma escola que reúne condições favoráveis satisfaz não só o aluno na necessidade da sua formação técnica, mas também na sua formação cultural e humana, na visão global da vida e do mundo em que vive de modo a integrar-se dinamicamente nele com atitudes criticas e ética mais válidas.
EPA PAKUNDOKA OVAVA, NDAKAPALI EWE, PALI ONGANDU.
- Onde a água cria ondas se não tiver uma pedra tem um jacaré. Compreendam bem o sentido da nossa crónica.
A CHUVA, A AGRICULTURA E O CONDUTO
Há 2 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário