sexta-feira, dezembro 28, 2007
Luanda
segunda-feira, dezembro 17, 2007
MCK de regresso!
COMUNICAÇÃO SOCIAL ANGOLANA ENTRE ESPERANÇAS E TEMORES
Como se não bastasse, a maioria dos angolanos é analfabeta, segundo dados estatísticos recentes. Uns não compram jornal porque não sabem ler, outros não o fazem porque custa muito caro preferindo guardar o cem kz para o pão nosso de cada dia e o copo que muitos não dispensam.
sexta-feira, dezembro 14, 2007
Um tributo ao Custódio “ Santa Rita”
segunda-feira, dezembro 10, 2007
Rádio Ecclesia apaga mais uma vela
domingo, outubro 14, 2007
O papel da rádio em Angola*
Os nossos predadores
A hi (e) stória de um homem que até muda de nome para parecer mais partidário; muda ainda de local de nascimento para ser próximo da terra do primeiro chefe. Mas Kaposso faz mais. Rouba, corrompe, mata, burla, afasta do seu caminho aqueles que pensa serem um incómodo. Come tudo e nada deixa para os demais. O glutão do Kaposso esquece-se, porém, de estudar, de aprender. Só sabe mandar. Pepetela é, pois, sublime nesta narração. O “predador” moderno que sabe que pode virar “presa”. O predador que conhece outros, contudo, mais gordos e mais fortes. Grave! O romance de cabeceira faz-me olhar para sociedade contemporânea angolana. Uma obra recomendável. O repórter com que o editor sonha
O repórter de que os editores gostam é inteligente, curioso, comunicativo e corajoso. Na posse da pauta, ele procura munir-se do máximo de informação sobre o assunto a abordar. Caso tenha ainda algum tempo, fala com o editor e com colegas de outras áreas, testa o equipamento (gravador etc). A Internet é um instrumento importante para pesquisa. Só depois vai atrás da confirmação das hipóteses levantadas. Mas não se detém apenas na pauta. Busca por iniciativa própria outras abordagens interessantes que tenham surgido ao longo da apuração. Tem faro para a notícia e descobre o gancho noticioso em factos ou discursos aparentemente banais. É obcecado pela verdade e por isso, dúvida de tudo e de todos e sabe questionar! Quando sai à rua, o editor está descansado, pois “vem sempre coisa boa”. Mesmo numa conferência de imprensa, ele consegue ter um ângulo diferente e com valor mais noticioso. Tem porte físico e saúde para as correrias e embates. É incansável! Não fica todo o tempo a choramingar: “Não consegui, porque o ministro não quis falar...” Entretanto, o bom profissional diz: “ O ministro X não falou, mas falei com Y e a notícia está aqui”. É gente que faz. Aquele tem lágrimas, este tem alternativas. Não tem medo de perguntar. Está sempre atento e raramente é desmentido.
Notas: Fotos do Lubango tiradas daqui http://fotoangola.weblog.com.pt/
- Imagens da Huíla utilizadas deliberadamente, pois ai vão se formando quadros ideais para o jornalismo angolano!
sexta-feira, outubro 12, 2007
O vazio de informação na Huíla
Um dos grandes desequilíbrios por mim sentidos, na recente visita que efectuei ao Lubango, foi a gritante falta de informação. Uma falta sentida por um cidadão médio da capital da Huíla no dia a dia.
Os jornais privados chegam em número bastante inferior, isto quando chegam. A rádio alternativa, a comercial, ainda precisa de uma “terapia de choque” para encontrar o seu norte, depois da sangria que sofreu, levando sarjeta abaixo os laivos da “ independência” da informação e engenhosidade dos fazedores de opinião da altura. Ora, a denúncia, o cruzamento da informação, a opinião de actores sociais diversificados são coisas do passado. Hoje o privilégio vai para o “ politicamente correcto”.
NOTA: Assim era num passado recente. Hoje, infelizmente, nada mudou. Até quando?
quinta-feira, outubro 11, 2007
Memórias de guerra ( II )
Memórias de guerra ( I )
NOTA: Texto publicado em Setembro e 2006, neste blog, no cojunto de escritos sobre intutulados " Na frente de guerra". A coberura, possivel, do autor de alguns momentos do famigerado conflito armado angolano.
Fotos daqui http://www.blogda-se.blogspot.com/
quarta-feira, outubro 10, 2007
Uma cor muito garrida!

terça-feira, outubro 09, 2007
Um tribunal atrás do prejuízo ….
MISA -ANGOLA lança campanha por Graça Campos*
Felisberto da Graça Campos, está a sete dias na Comarca de Viana, condenado pelo crime de difamação e injúria contra o antigo ministro da Justiça, Paulo Tchipilica. Ao jornalista é ainda exigida uma indemnização de 250 mil dólares. * Com Apostolado
segunda-feira, outubro 08, 2007
Uma lista muito negra!
Na altura ouviram-se vozes contra, protestos de retaliação e o estudo de vias alternativas para minimizar esta medida tida como negativa para um país soberano, dono de si e conhecedor das leis e normas internacionais.
As nossas estradas
terça-feira, outubro 02, 2007
Angola rural

Em zonas rurais de Angola, uma motorizada é uma grande oportunidade de ter rendimentos financeiros. A motorizada é o " taxi" usual.
Motim na cadeia de Luanda
Mais um blog sobre Angola e o Brasil
sábado, setembro 15, 2007
ANGOLANO
CRISE DE VALORES NA JUVENTUDE: FALTA DE POLITICAS SOCIAIS OU DEMISSÃO DAS RESPONSABILIDADES DOS PAIS?
dias de hoje ser jovem é um grande desafio. Milhares de pessoas nesta condição enfrentam as agruras de uma vida incompreendida, difícil e sem rumos de desenvolvimento. O dia mundial da juventude é coisa do passado, mas a discussão sobre o rumo da juventude continua permanente e actual.
terça-feira, agosto 28, 2007
A carapuça




