terça-feira, outubro 09, 2007

MISA -ANGOLA lança campanha por Graça Campos*

MISA-Angola lançou, em todo o território nacional, uma campanha de recolha de assinatura com o mesmo objectivo. Dezenas de jornalistas já assinaram o documento, posto a circular inicialmente em Luanda.

«A bem da informação de interesse público, manifestemos solidariedade ao colega Graça Campos», reza o manifesto do ramo angolana do Instituto de Média para a África Austral, sedeado em Windhoek. A notícia da detenção do “ escriba” corre o mundo e espanta os defensores da democracia.
De Paris, a organização “Reporters Sans Frontières (RSF)” exprimiu o seu «espanto» perante a medida de que foi alvo o jornalista angolano.
«O carácter desmedido da pena é um primeiro motivo de inquietação. E o facto de que, em Angola, um jornalista esteja condenado à prisão acentua a nossa preocupação. O país distinguiu-se nos últimos anos pela falta de prisão dos jornalistas radicada em delitos de imprensa.
Infelizmente, este período parece encerrado uma vez que temos que recordar às autoridades angolanas que, em casos deste, a cadeia não é absolutamente uma resposta», acrescentou o comunicado de RSF divulgado no último fim-de-semana.

Felisberto da Graça Campos, está a sete dias na Comarca de Viana, condenado pelo crime de difamação e injúria contra o antigo ministro da Justiça, Paulo Tchipilica. Ao jornalista é ainda exigida uma indemnização de 250 mil dólares. * Com Apostolado

Nenhum comentário: