Li com redobrada atenção a noticias do oficioso, redigida pelo meu " companheiro de rota" o confrade Arão Martins e depois retomada pelo portal Angonoticias, que a dada altura referia que " o governo de Ramos da Cruz, anuncia que serão construidas cinco mil casas em um ano". Bom, nada mais digno. Confesso que a alegria que senti de inicio, ia minguando quando dezenas de questões assaltavam a minha já stressada mente. Bom para começar, uma semelhança com Luanda, pois os homens lá da serra da chela apanhar a expressão " cidade satelite", o já gasto nome - cantilena para designar o vilarejo de Viana.
O local escolhido, para erger essas milhares de casas, a meio caminho entre o Lubango e a Chibia, no sentido sul, pareceu-me agradavel, mas, como dizia o outro " há sempre um mais". A noticia nunca referiu ter sido feito um estudo de viabilidade, ou pelo menos não foi divulgado. Houve concurso publico? Não será que empresas proximas de quem manda vão mais uma vez abocanhar este negocio que tem tudo para ser rentavel? O plano é de modernização da cidade, mas porque é que se esquece o resto do Lubango e se opta por " esticar" a cidade no sentido sul? Conversei com os meus botões e pensei cá comigo: Mas uma vez se optou pelo modelo que está a ser levado a cabo aqui em Luanda.
Alargar a cidade, desafogando o centro e fazendo desses condominios locais proprios para servirem apenas como "dormitorios"... Será que os que mandam no Lubango, conhecem os problemas que Luanda vive por se construirem casas lá para Viana, Luanda- Sul, Talatona, KIkuxi sem levar infra estruturas de apoio á população.
A norma em Luanda é construir e nada de levar serviços administrativos basicos. Consequência: às manhas é um "Deus nos acuda". Todo o mundo vai para a estrada, engarrafa as vias, aumenta o stress, limita a capacidade de trabalho diário e matam-nos lentamente. Será que é tão dificil para os " muatas" do Lubango,conhecerem esta realidade.
Muitos deles até têm casa em Luanda, deviam conhecer esta realidade. Se me fosse pedido um conselho, seria este que dava: Antes de construir estudem as viabilidades. Caso contrario, melhorem a Mitcha, densevolcvam a senhora do monte, melhorem o tal famigerado plano director. Caso contario, manos, este será mais um embuste.... dos tantos que conhecemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário