sexta-feira, julho 21, 2006

Gente que Sofre

A vida as vezes é tão complexa e muita estranha nunca sabemos o que nós vai acontecer daqui para frente. BILL GATES alguém que eu muito admiro, o dono da Microsoft “A vida existe”Basta acreditar. Pós bem ela existe com espinhos e rosas, doces e amargos momentos ...uns a sorrir outros a chorar e outros ainda nem ai ai ,, com se tem dito vivem vindas tem tudo a sua volta desde dos grandes carros até a vida boa, risos...nem se quer sabem o que é sofrimento..... Hoje vou compartilhar consigo uma pequena realidade que eu pode conhecer e viver . O meu amigo é um pequeno jovem de 18 anos de idade natural de Luanda, jovem triste batalhador e sofredor...o meu amigo começou a sofrer desde os seus quatro anos, porque foi forçado abandonar a sua querida mãe, família não digo porque ele diz não saber o que é o alicerce nessa vida “Família”. Aos quatro anos foi raptado por alguém desconhecido deixou a cidade capital e foi parar até a cidade da serra da Chela “Huila” onde infelizmente começou desde sedo a fazer trabalhos esforçados contra a sua vontade, a cor do dinheiro ele até já conhecia naquela altura porque tinha que fazer alguns negócios para poder beneficiar os adultos que lhe tinha sob tutela .Lá o tempo foi passando passando como melhor remédio para os dias que estavam por vir. Apesar das dificuldades e dos atropelos que enfrentamos nessa longa caminha da vida deus está sempre presente entre nós. Felizmente com o andar de muitos anos ele consegui reencontrar a sua amada e linda mãe,( éee muito gira porque o meu amigo apresentou-me pela fotografia) lá ele juntou-se aos seus manos depois de muitos anos fora da escola diz o meu amigo naquela época parecia que a sua paz e alegria estavam de volta na sua vida.... ummmm com certeza que vç está a se questionar e o Pai do jovem???? Pós o meu amigo conheceu o seu Pai muito tarde aliás os Pais dele já eram separados naquela altura conta o meu amigo que desde sempre nunca contou com o carinho e amor paternal porque o senhor Pai do meu amigo sempre foi uma pessoa distanciada dos filhos.... Como sempre as nossas Mães(diga-se de passagem o nosso maior presente e as nossas protectoras)a mamusca do meu amigo sempre consegui dar o que comer aos seus filhos não era muito mas dava para sustentar os seu ricos filhos(risos.. porque o meu amigo é uma rica pessoa diga-se abono da verdade) quer dizer a pobre senhora era Mãe e Pai ao mesmo tempo....Mesmo com muitos problemas que enfrentavam a senhora estava sempre ai para tudo que podia acontecr dando Educação amor afecto carinho aos seus tesouros...... E as coisas foram andando andado com Deus quis. E como a vida é uma partida de futebol, cada competição é uma nova experiência como se não basta-se o meu amigo infelizmente perde a Mãe.... Aiiiii que situação triste e delicada coitado do meu amigo ,tinha que passar mais uma fase dura da sua vida... Apesar das amarguras e dessabores que a vida nós oferece em algumas circunstâncias, o Pai celestial dono do céu e da terra está sempre por perto para nós ajudar e continuar acreditar, lá o meu amigo graças a Deus consegui controlar a situação e apontar novos rumos para a sua vida...As dificuldades não ficaram de fora ao longo da caminhada, dai que o pequeno jovem teve que se juntar a uma das suas tia, segundo ele nunca existiu uma relação sadia como aquela parente, mas como não havia outra alternativa o meu amigo começou a viver com a titia Irma da Mãe, a relação como nunca foi boa as dificuldades eram bués(como se diz na gíria) mesmo assim ele continuo a viver com a tal titia porque já não havia outra alternativa as coisas foram acontecendo por incrível que pareça ele teve que interromper novamente os estudos ficou sem estudar e sem fazer nada na vida. O meu amigo escreve nos seus tempos livres musicas do estilo Kuduro e ele rima bem até ver-me sentir um pouquinho daquilo que ele sabe fazer, amigo de quase todos os jovens do seu bairro, mas como existem algumas pessoas contra a paz social (convivência Humana)um dos seus vizinhos no dia desses achou que devia criar confusão com o meu amigo ,criou uma situação feia de luta e de agregação sem meias medidas o tal vizinho ao longo da briga achou que tinha que pegar numa bruta pedra e dar nos rins do meu amigo, como ele não gostava de confusão lá ele ignorou e deixou passar as coisas....mas como a pancada foi muito forte, com andar dos dias as dores feias começaram a tomar conta da saúde do pequeno jovem ele já não era a mesma pessoa não conseguia andar em condições nem poder fazer outras coisas.. a titia com quem ele vivia nada faziam e nem estava nem ai,o meu amigo tentou falar com ela por e simplesmente ele disse o seguinte isso é passageiro não precisamos de fazer tanta confusão isto fica entre nós,,, O meu amigo coitado já não sai só ficava na cama porque estava impossibilitado com as fortes dores que ele sentia.....E como se não basta-se o vizinho culpado de tudo isso gozava com a cara do meu amigo achava-se valente e grande homem por lhe por assim incapaz....Outros jovens da sua faixa estaria lá da zona tbem faziam pouco... divertiam-se com o estado nele e era descriminado por outros. E como não somos todos iguais ,felizmente um dos seus melhores amigo não o abandonou quando ele mais precisava de uma santa alma.. muitas coisas feias foram acontecendo na vida do meu amigo ele teve que abandonar a casa da titia porque nada mudava ,e a situação agravava-se a cada dia....o pai do amigo do meu amigo santo senhor acolheu o pequeno jovem e dentro das suas possibilidades tenta tudo fazer para ver alegria no meu amigo de volta ele tornou-se uma pessoa triste sozinha abandonado e desacreditada ele diz tanta coisa que toca a sensibilidade de qualquer um .... mas ele diz não ter rancor do vizinho que lhe pôs assim, o que o meu amigo mais quer é uma ajuda, embora ele diga precisar mais de apoio moral do que monetário diz ele sentir a falta de amor de carinho e de afecto das pessoas, já que a única tia que ele conhece não lhe proporciona esses momentos. Voltar a ser o mesmo, ter simpatia nós lábios, estar reunido com os cambas, e jogar futebol com os vizinhos são alguns desejos do meu amigo,,,, e tantas coisas mais.... O que será do meu amigo daqui para frente???? JOSEFINA KOMBA

Nenhum comentário: