Vêm aí as festas de Nossa Senhora do Monte. Muitos huilanos recordam-se, antes do descaso a que foram voltadas as maiores festas popularesda região sul do país, o que significavam as palavras " LUbango - turismo, sol e ferias".
Tudo começava, com o cacimbo a anunciar-se, nos finais de Maio. A sociedade civil era mobilizada. Os professores e seus alunos, os padres e os seus fieis, em fim,os governantes e os governados. As festas com duas vertentes fundamentais arrancavam de facto em Agosto.
Mas antes do " pontapé de saida", uma equipa- como soe dizer-se - " multisectorial" tomava posse para um mês de arduo trabalho e sacrificio que só terminavam no ultimo dia do mês mais festivo da historia da cidade mumuíla. Mas para a nossa desgraça, de 2001 em diante o descaso, o abandono tomaram conta das festas realizadas num dos pontos turisticos mais difundidos de toda a Angola, conhecido por complexo turistico e desportivo " 10 de Dezembro".
Muitos perguntarão , quais as causas reais ou imaginarias que estarão por detrás do insucesso ou desinteresse nas festas? Podemos responder, pois como jornalistas pôdemos na altura testemunhar: as autoridades mudaram de atitude. Deixaram de subvensionar o evento. Deixaram tudo para uma emergente sociedade civil. Em alguns pontos deficiente.
Mas, estejam tranquilos! Algo foi feito. Más com o bum da paz, o empresariado huilano cresceu. O parque industrial reergue-se. A esperança estampada permanentemente no olhar da mumuíla da Chibia voltou. Já há alento. Bom no proximo dia 1 volta o turismo, sol e ferias. Voltam os cantares para procissão do dia 15. O roncar dos motores para os "tradicionalissemos" 200 Kms da Huila em automilismo. Volta a feira agro pecuaria.
Para mim tudo isso, agora em 2006 está de volta, mas com uma lagrima no canto do olho. Vou visitar a cidade da serra da chela, cobrir o evento mais importante na historia anual de muita gente naquelas terras altas, frias e amenas, mas sem o sabor do directo porque os tempos da comercial ficaram para trás a quatro anos! Só me resta dizer que dessa vez será mesmo " Enfim, turismo, sol e FERIAS".
Nenhum comentário:
Postar um comentário