sexta-feira, maio 16, 2008

Comunicação social: quo vadis!

A comunicação social angolana está sem dúvidas a dar passos importantes na afirmação da democracia.
Hoje mesmo os mais cépticos aceitam que foi graças aos média, públicos ou privados, de modo particular estes últimos, que houve grandes passos em direcção à implantação do sistema democrático, mesmo se hoje ainda não é satisfatório.
Apesar de tudo, muitas pessoas não evoluíram com a comunicação social. Deixaram de entender as aspirações do povo, que procura cada vez mais ser informado, na certeza de que daí advém o seu desenvolvimento. Hoje a informação pode considerar-se a chave do progresso dos povos.
Muitos esqueceram-se que anteriormente, a maior parte dos angolanos buscava rádios internacionais para estar informada e hoje, os meios existentes no país, pelo menos em Luanda, estão a satisfazer esta necessidade, levando inclusive as grandes estações de rádio a uma redução do seu pessoal na secção em Português.
Para muitos a quantidade e diversidade de órgãos de comunicação social ainda não é satisfatória em todo o país. Há angolanos que ainda não beneficiam deste bem comum – que não têm a possibilidade de escutar, ler ou ver qualquer informação angolana e muito menos de escolher o canal de sua preferência.
A capital Luanda concentra a maior fatia do bolo, fruto de situações como o atraso na discussão da regulamentação da nova lei de imprensa.
(JP)

Um comentário:

Orlando Castro disse...

Porque muitos, cada vez mais, fogem sem pensar, é preciso que alguns (pelo menos os Jornalistas) pensem sem fugir.

Um abraço do,