sexta-feira, maio 16, 2008

A IGREJA E AS PROXIMAS ELEIÇÕES

A igreja desde os seus primórdios acompanha os, grandes e pequenos, desafios da sociedade onde está profundamente inserida.
A Igreja não é uma organização, mas um organismo. Não é uma mera instituição mas uma unidade viva.
Sabe-se que a igreja no seu todo tem tido uma missão importante na restauração das ideias de irmadande, depois de anos a fio sob a óptica da guerra, a reconciliação nacional e uma clara contribuição no auxílio ás autoridades na educação, saúde e assistência social.
Assim, um dos desafios, para a igreja e os milhares de fiéis é a participação activa nas próximas eleições legislativas – em Setembro e nas presidenciais no próximo ano.
É reconhecidamente importante o papel que vem sendo desempenhado pelas diversas confissões religiosas na sensibilização dos fiéis para participarem em consciência nas eleições, em concórdia, no respeito pela diferença.
Mas será que este papel da igreja é suficientemente bem entendido por toda a sociedade? Ainda vale a tese segundo a qual “ padres no púlpito e políticos na politica?”
Certas correntes nos últimos dias têm defendido uma certa abstenção dos fiéis nas eleições. Que fundamentos doutrinais ou teológicos justificam a não ida as urnas por parte dos fies? A igreja católica, por exemplo tem feito apelos á que os cristãos sejam acima de tudo bons cidadãos.
Na última mensagem pastoral os bispos da CEAST escreviam que “ Uma autêntica democracia é fruto da convicta aceitação dos valores que inspiram os procedimentos democráticos: a dignidade da pessoa humana, o respeito dos direitos do homem, a assunção do “bem comum” como fim e critério regulador da vida política.”
Os prelados diziam ainda que “ Para votar de forma consciente e responsável, os cidadãos eleitores têm o direito de conhecer as pessoas e, sobretudo os programas de governação dos partidos que se candidatam às eleições. Daí o apelo aos partidos políticos para a necessidade da sua apresentação, feita com tempo, quer através dos meios de comunicação social, quer através de outros mecanismos previsto na Lei”.
Depois desta exposição é importante saber que papel pode exercer a igreja nas próximas eleições?
Foto:Sé catedral do Luena, foto daqui lestedeangola.weblog.com.pt

Nenhum comentário: