sábado, janeiro 05, 2008

BLOGGUISMO ANGOLANO: AMADORISMO OU JORNALISMO?

" Consultando o blogguer encontramos cerca de 1200 blogs domiciliados em Angola, de angolanos no estrangeiro e doutros que se apresentam como tal.
Vasculhados um a um notamos que o número não é tão grande assim. E se procurarmos por nomes conhecidos vemos que são pouquíssimos os detentores de páginas na web. Raríssimos ainda aqueles que escrevem coisas.
O movimento bloggista que na Europa e América até estremece as vendas de grandes jornais, dado o seu carácter digital, rápido e sem preço (há os que já publicitam), é em Angola algo muito novo.
O Cibernauta atento encontra páginas como a do Manuel Vieira, que escreve o www.serradachela.blogspot.com, onde se publica um pouco de tudo, como sejam, ensaios, actualidade informativa, reflexões, etc.Temos as páginas do Soberano Canhanga www.olhoatento.blogspot.com, onde escreve a título de exemplo
NUVEM DE ESTRELAS
Por "compaixão" da Manú, cansada, talvez, de me ver a vegetar pelos corredores do alojamento , fui ao Luari (5/08/07) para a primeira edição em Saurimo da "Nuvem de estrelas". Com certeza que o nome é muito mais atraente. "Chuva de estrelas", concurso cujo vencedor tem direito à participação noutro concurso de índole nacional, organizado pela LAC e TPA. Matias Damasio, Yolas, Beto Dias, Bruna Tatiana Lawilka, entre outros nomes da nossa e doutras praças musicais foram bem ou mal imitados. Casada com a feia esteve a moda cujo destaque foi mesmo a passagem de uma menorzinha nos seus 6 anos" Publicado em www.olhoatento.blogspot .com ou
www.mesumajikuka.blogspot.com.

Nota: Pois é, a humildade manda dizer apenas, um obrigado pela “ força”, caro companheiro ( das lides jornalísticas e do bloguismo). Nota-se, compreendo por isso este ensaio do companheiro Soberano, que o universo dos bloguistas ainda é diminuto em Angola.

Numa terra onde as amarras de quem manda, volta e meia, actuam na firme ideia de formatar os pensamentos dos seres que deviam ser livres. O acesso rápido á Internet é outro constrangimento.
Divulgar ideias através deste meio ainda é uma experiência nova, até mesmo para alguns ditos “fazedores de opinião”. Acredito que dentro de alguns anos o cenário mude e nos equiparemos a outras paragens.
Nós na Serra da Chela vamos continuar, mesmo se estivermos a clamar no deserto...

2 comentários:

Soberano Kanyanga disse...

Apenas um abraço e reconfirmar que Estamos juntos nesta "batalha".
O caminho é pra frente...
S.C.

F. Cangüe disse...

Tenho acompanhado seu blog com muita atenção. Está de parabéns pelo trabalho e idéias que desenvolve. O movimento está crescendo cada vez mais. Tenho dedicado os últimos dias visitar a analisar o conteúdo de cada um. Admira-me muito a qualidade e a riqueza de informações de muitos blogues. Aproveito para disponibilizar também o meu. "Hukalilile" www.cangue.blogspot.com

Feliciano Cangüe