sábado, janeiro 19, 2008

Cultura

A assunção da nossa forma de ser, como povo bantu, africano e com características históricas e étnicas próprias volta a ser referencia.
Na percepção individual ou colectiva da identidade, a cultura exerce um papel principal para delimitar as diversas personalidades, os padrões de conduta e ainda as características próprias de cada grupo humano.O ser humano comum, imerso em sua própria cultura, tende a encarar seus padrões culturais como os mais racionais e mais ajustados a uma boa vida.
Sem embarcarmos no capítulo académico do tema, devemos dizer que, o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Sintetizando, simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo de pertença.
Em sociologia não existem culturas superiores, nem culturas inferiores pois a cultura é relativa, designando-se em sociologia por relativismo cultural, isto é a cultura do Brasil não é igual à cultura angolana, por exemplo: diferem na maneira de se vestirem, na maneira de agirem, têm crenças, valores e normas diferentes... Entende-se que o que permite uma percepção cultural mais intensa é o contacto com outras culturas.
Angola e o mundo assumem-se cada vez mais como estando a trilhar os caminhos da globalização. O país caminha naquele que se convencionou chamar “ Aldeia global”, em que apesar de alguns pontos mantidos sem influência de terceiros, a grande maioria alinha nos ditames de vários países.
A televisão, pela sua força atractiva, é tida como um dos meios mais importantes para a importação de hábitos culturais alheios ao ser Angola. Contudo temos a musica e a sua influência como outra forma de invasão cultural. As formas actuais de falar, de vestir e de nos mostrar á sociedade não serão uma influência de outras culturas?
Será o sistema de ensino suficientemente bem dotado para travar a invasão na juventude, do brasileirismo, do americanismo e outras tendências actuais culturais?
O que pensar da tese dos africanistas, segundo as quais deve-se ter mais afinidade com as línguas bantu, nas escolas por exemplo, ao invés de se ministrar em grandes doses a influência para com outras línguas, outras formas de ser? Como ficam os angolanos na sua inserção no mundo?

Um comentário:

Ariane disse...

Oi, estou fazendo um trabalho sobre Angola... e um os temas é a nvasão cultural. Seu texo me ajudou a entener melhor este tema! Obrigada.