Muitos discursos já fizeram eco sobre a energia eléctrica, no município. Tanto dum, como d’outro lado ninguém conseguiu convencer os cidadãos huilanos, aqueles que muito esperavam pelo desenvolvimento da província em particular e, em geral da região sul. O povo sabe que, muito esforço tem sido empreendido pelos dois lados para mudar a imagem do Lubango, no campo energético, mas este esforço não passa de um esforço tradicional, um esforço sem qualquer princípio cientifico, um principio que visa um desenvolvimento de todos.
É tradicionalmente o esforço que tem sido feito, porque estes lados sabem que os cabos eléctricos, as peças dos grupos geradores, assim como os próprios técnicos são tradicionalmente conhecidos e ultrapassados. É necessário pensar-se em substituir tudo, a partir dos cabos até aos técnicos, pois que a escuridão nos prova que tudo está muito mal.
Pelo tempo que a imagem do Lubango, caiu na escuridão, aqueles que querem resolver na verdade os problemas do povo, já deveriam comprar pelo menos um gerador novo e não como aquele que custou muito dinheiro, mas comprado já estragado. Sim, a resposta será a habitual. Mas o país é rico e a província também. Não é um sonho se dissermos que até o município de Quipungo, será um dos fornecedores daquela pedra preciosa “KAMANGA”. Um bom indicador para o desenvolvimento da província.
É urgente começar a pensar seriamente no desenvolvimento de todos. Para isso é importante acabar já com a escuridão na província em geral e, que nos últimos anos se tornou real, situação que cada dia faz aumentar a pobreza do povo huilano.
FRANCISCO PÓLO TCHIVELA-VELA
Nenhum comentário:
Postar um comentário