domingo, maio 31, 2009

Lubango comemora 86º aniversário num clima de crescimento

Lubango, capital da província da Huíla, completa domingo 86 anos, desde que atingiu a categoria de cidade, em 1923, quando pela primeira vez o comboio do Caminho-de-ferro de Moçâmedes (CFM) apitou na urbe.
A octogésima sexta risonha primavera é comemorada numa altura em que a cidade renasce e procura o lugar de "jardim de Angola" perdido há vários anos, como consequência do desgaste de algumas das suas infra-estruturas, assim como do estado de "abandono" de parte das suas área de lazer.
A sua localização torna-o num dos pontos de confluência de todos que desejam cruzar Angola, tendo em conta os grandes atractivos turísticos, com destaque para o monumento do Cristo Rei, Cascatas da Huíla e da Hunguéria, fendas da Tundavala, do Bimbe e Serra da Leba. As três últimas, embora façam parte do município da Humpata, o seu acesso é feito a partir da capital.
Com um clima ameno durante todo ano, tropical de altitude a sua temperatura média anual é de 20 graus centígrados, sendo Julho o mês mais frio com os termómetros a registarem até quatro graus e Novembro o mais quente com cerca de 25 graus. A cidade tem excelentes perspectivas de crescimento no ramo de infra-estruturas. Com a realização do CAN2010, nota-se uma clara obrigatoriedade de crescimento da urbe em todos os sectores, desde a rede hospitalar, hoteleira, transportes até aeroportuária, uma dinâmica de desenvolvimento que projectará o município para os níveis desejados.
Nos últimos sete anos o município cresceu exponencialmente a nível de investimentos e prestação de serviços, assumindo o seu papel de pólo de desenvolvimento da província da Huíla, com duas potentes zonas industriais, ostentando um parque com mais de 80 unidades. Em curso está uma campanha de embelezamento da cidade, com o punho da sociedade civil, com apoio institucional da administração local, que passa pela eliminação dos focos de lixo, reconstrução de passeios, pintura de muros e edifícios, assim como a reposição da cintura verde.
A cidade do Lubango possui um Plano Director Municipal concebido em 2006 e com uma validade de 15 anos, que segundo as autoridades vai impor as regras de ocupação, uso e transformação do perímetro urbano, numa altura em que se verifica um crescimento populacional.
Com ele, as autoridades pretendem, não só reorganizar o Lubango, como também implementar novas estratégias que visem aumentar o número de equipamentos básicos, como o saneamento, água, energia, que se reverterão na melhoria da qualidade de vidas dos seus habitantes. O acesso a educação deixou de ser uma preocupação para as autoridades.
Neste capítulo não se pode passar ao lado o carácter universitário iminente da cidade que carrega consigo longos anos de uma tradição académica, patenteada recente pela criação da Universidade Mandume de Angola pelo Conselho de Ministros.
Apesar dos investimentos feitos nos últimos sete anos, superiores a um bilião de dólares, na cidade nem tudo é um "mar de rosas", a urbe vive ainda sérios problemas, principalmente os ligados as vias de comunicação internas, maior parte delas desgastadas pelo tempo e a pedirem renovação imediata. Localizado numa área de 3.140 quilómetros quadrados, a capital huilana tem uma densidade populacional estimada em quase dois milhões de habitantes, distribuídos em quatro comunas, nomeadamente, sede, Hoque, Arimba, Quilemba e outras 32 povoações.
(Por: Morais Silva, jornalista da ANGOP LUBANGO)

Nenhum comentário: