domingo, maio 13, 2007

Novamente no leste de Angola

Depois de recebida a confirmação, fiz apressadamente a mala ( a verdade é que é uma mochila, ligeiramente carcomida pelo tempo, mas testemunha de inúmeras " aventuras" profissionais), gravador, maquina digital para os " bonecos" da praxe e todo o material de apoio á um envado especial. Uma " odisseia" para saber mais sobre o místico leste de Angola.
Depois de ter visitado demoradamente o Luena e Saurimo, desta vez é Dundo, a capital da provincia diamantifera da Lunda Norte. Mais uma vez o dever profissional chama.
O drama começa no aeroporto de Luanda, onde um camarada de trabalho por pouco seria detido pelo simples facto de estar a fotografar o grupo de jornalistas que deve cobrir aqui no Dundo o primeiro seminário sobre empreendedores angolanos.
Dois faribundos e zelosos agentes da ordem, intimidam o escriba sob a alegação de ter de pedir autorização para poder tirar fotos aos seus colegas! Se calhar só podia acontecer em Angola. Travada a discussão, necessaria, lá viemos em paz, não sem antes um dos agentes ter solicitado, diligentemente, o rolo da máquina. mesmo sabendo sem saber ser digital. Santa ignorância!
Dundo, uma cidade erguida aos poucos nos últimos dez anos, não é tao diferente de outras da zona leste, profundamente vitimizadas pela excessiva litoralização da economia. São poucos os projectos que as autoridades aqui densevolvem, ou se tentam, muita coisa esbarra nas estrátegias politicas gizadas nos cómodos gabinetes de Luanda. E a terra cá vai sosobrando! Há zonas visitosas, mas muitas apenas servem para inglês ( neste caso o incauto visitante) ver.
Pelo menos a energia electrica é oferecida 24 horas por dias até ao mais comum dos cidadãos. Até vimos um aterro sanitário na zona onde será construido a futura cidade, pois, segundo nos disseram, a actua está longe de satisfazer a demanda. Já quanto a água potavel é tudo diferente. A que jorra é para poucos.
Nesta segunda feira, governantes e sociedade civil falam do empreendedorismo na versão angolana. Vamos ouvir e reportar na esperança de que algo de substâncial venha a ser dito e feito para trazer densevolvimento as históricamente fabulosas terras do leste deste portentoso país.
DUNDO - LUNDA NORTE
13.MAIO.O7

Nenhum comentário: