quarta-feira, abril 18, 2007

O Quanto o Mercado te Deve!

Durante as Férias no Lubango fui à Rádio 2000. Foi lá onde pela primeira vez sentei-me numa redacção de notícias de rádio para trabalhar. Também, foi naquela rádio contentorizada em que pela primeira vez realizei e apresentei um programa: o «Estão dos Novos».
Na verdade era uma co-realização e apresentação com o Valentino Mateus e Técnica de Mário Pereira. Um programa que até hoje é uma referência na história do entretenimento radiofónio local. Durou três anos, não foi tempo curto, mas sim o suficiente para não mais sair da memória de quem ouviu, ainda que tivesse sido apenas uma única edição.
O QUANTO O MERCADO TE DEVE!
Também foi lá onde aprendemos a ser «pau para toda obra», ao lado de nomes como, Manuel (Pedro ) Vieira, Celestino (Manuel ) Gonçalves, Fernando dos Santos (Sambingo), Nara Roque, Regina Reis, Cláudio Dias, Gabriel Niva, Nádia (de Deus) Camate, Francisco Gonçalves, Valentino Mateus (Jambela) e outros. Alguns ainda estão no activo. É caso de Celestino Gonçalves, Editor da Rádio Huíla ( do grupo RNA), Manuel (Pedro) Vieira, Editor Chefe da Rádio Ecclesia (RE), Nádia Camate, realizadora dos programa Auto Estrada e Educar para a Saúde, bem como apresentadora do jornal as 18h:30' da RE, Gabriel Niva, apresentador programa Kais FM da RE, Valentino Mateus, correspondente da RE na Huíla. Mas a vida dá muitas voltas e nessas voltas a vida das pessoas vai sofrendo metamorfoses, algumas das quais radicais.
Fernando dos Santos, Ex-Editor da Rádio 2000, agora é oficial de informação do Comité Inter Ecclesial para a Paz em Angola (COIEPA), aqui em Luanda, na Nara Roque trabalha agora para Angola Telecom no Lubango, a Regina Reis agora é funcionária de um prestigiado banco, no Lubango, Cláudio Dias dedica-se a criação e produção de publicidade numa agência da qual é sócio, no Lubango e Francisco Gonçalves a trabalhar para ONG americana, aqui em Luanda. Na 2000 fazíamos tudo mais alguma coisa. Se calhar seja por isso que onde cada um está conseguiu e consegue adaptar-se.
2000, O QUANTO O MERCADO TE DEVE!
Da 2000 toda essa gente tem boa memória dela, por tudo que passaram ( coisas boas e más). É o caso de Alves da Silva, João (Manuel Osvaldo) Pinto, António de Sousa (Simbo), Joaquim Gonçalves, Manuel Esperança (Simbandambi), a Horvanda Andrade, Horácio (de Sousa dos) Reis, agora também na sua agencia de publicidade a «Alfa Publicidade».
O QUANTO O MERCADO TE DEVE!
Ah, o Horário de Sousa é sócio da Rádio... Mas seja como for já não trabalha directamente na comercial. Nessas férias encontrei-me também com o pessoal do Jornal de Angola, no Lubango, o Morais Canâmua, quis tanto encontrar-me com Estanislau (João da) Costa, mas não consegui. Mas falamos ao telefone. BENEDITO JOAQUIM ( http://comunicador.blog.com/)

2 comentários:

Unknown disse...

Bro tudo bem? epa gostei das dikas que escreveste. Mas para a malta que esta a fora de nossa Angola queremos mais news, principalmente do lubango e Namibe. Assuntos cronicas, situacao politica, livro publicados, etc....

Soberano Kanyanga disse...

Epá, (assim nos tratávamos no Libolo todos os de mesma idade)passei por cá, aliás, passo sempre antes de dormir. Sempre que tenho net. Preparava-me para fazer reflexão idêntica a desta post quando subindo o cursor dei de cara com a citação que me fazes. Muito obrigado. Não tarda estarão aí as minhas memórias sobre a minha entrada no jornalismo.
Obrigado.