sábado, abril 14, 2007

Delinquência Juvenil – um mal social

Nos últimos tempos a sociedade angolana despertou e mobiliza-se contra um dos fenómenos que mais preocupa os cidadãos da capital e demais províncias: a criminalidade.
O fenómeno social da delinquência juvenil ganha, assim também, uma importância capital na analise a situação. Volta e meia, damos de caras com jovens de tenra idade, que deviam estar na escola, empunhando armas de fogo ou brancas para ferir ou mesmo matar pessoas sem dó nem piedade, em caso de resistência. Nas grandes cidades, como é o caso de Luanda, os assaltos multiplicam-se todos os dias. Já não se assalta com a cumplicidade da noite mas à luz do dia.
Em algumas zonas, bandidos e salteadores tomam residências ou ruas impondo restrições na livre movimentação de pessoas e meios. Especialistas estudam o fenómeno, a policia faz a sua parte, mas ao que tudo indica as soluções tardam. O que está por detrás deste fenómeno? O que leva as pessoas ao crime desenfreado? Serão causas económicas, desintegração das famílias ou problemas mais profundos? Propomos, pois a discussão do tema da delinquência juvenil olhando para as possíveis causas do fenómeno: Cinco anos depois da paz, como se encontram algumas crianças angolanas? - Crianças totalmente abandonadas à
sua sorte; crianças de rua e na rua; crianças expulsas de suas casas, pelos familiares, acusadas de feiticeiras. E quais os possíveis motivos? - Irresponsabilidade paternal, salários baixos dos progenitores ou encarregados de educação, a corrupção no sistema educativo, baixa ou inexistente assistência social, etc. O que se espera de uma criança nestas condições? Que futuro se pode prognosticar para essas crianças?
Com a idade não será o crime a única saída para concretização de sonhos aos quais todos têm direito? As sociedades pagam sempre caro pelos seus desleixos. Virar costas a crianças hoje, é negar-lhes um futuro decente amanhã. E isto cobra-se e paga-se caro…

Nenhum comentário: