domingo, agosto 26, 2007

Jornalista?

Foi por estes dias que, há 35 anos, me ensinaram que se os jornalistas não vivem para servir aqueles que não têm voz, não servem para viver.
Como continuo a pensar que isso é verdade (cada vez mais verdade, tal é o crescente número dos que continuam sem voz), é caso para dizer que o que nasce direito… tarde ou nunca se entorta (também pode ser ao contrário).
Hoje, digo eu, os media estão cada vez mais superlotados de gente que apenas vive para se servir, utilizando para isso todos os estratagemas possíveis: jornalista assessor, assessor jornalista, jornalista cidadão, cidadão jornalista, jornalista político, político jornalista, jornalista sindicalista, sindicalista jornalista, jornalista lacaio, lacaio jornalista e por aí fora.
OBS: Faço minhas as palavras de Orlando Castro. Texto publicado aqui http://www.altohama.blogspot.com/

7 comentários:

Anônimo disse...

Oh jovem, veja lá se se deixa de matumbices e boçalismos e tome nota disto:

1. Não é “impustor” que se escreve – pergunte ao seu companheiro e irmão
2. Não confunda “bloguismo” com “jornalismo”
3. Veja lá se consegue deixar de ser jornalista lacaio, porque um jornalista que se preze tem a sua própria voz e as suas próprias palavras, não precisa de fazer suas as dos outros – ou será só para ser incluído entre os links do blog do seu amigo?

altohama disse...

Tal como um Homem digno desse nome não se esconde atrás da máscara do anonimato. Diz o que tem a dizer, com nome e chipala. Não sendo assim, qualquer símio pode pode dizer o que que lhe apetece, mesmo com ortografia revista pelo capataz do lado.

Orlando Castro

Anônimo disse...

Eu não disse? É tão lacaio que até deixa o capataz responder por ele. Aprenda lá a ser Homem, pá!

altohama disse...

Antes lacaio com nome e chipala, do que chefe do posto anónimo, como é característica dos cobardes.

Orlando Castro

Anônimo disse...

Isto agora de apagar os erros em vez de os corrigir é mesmo próprio de Jornalista? E de Homem! Vê lá se deixas de ser Cobarde rapaz e manda calar esse capataz de uma vez por todas pá! Afinal de quem é este blogue?

Unknown disse...

Viva, estou em portugal e gostava de falr consigo sobre rádio em angola,

pode enviar-mse seu mail para
jobs.radio@gmail.com

obrigado

obvious disse...

Boa Tarde,

Sou um dos co-autores de um blog chamado obvious, e gostaria, se possível, que entrasse em contacto comigo (obvious.blog@gmail.com) para lhe falar de uma questão relacionada com blogs de Língua Portuguesa.

Agradeço a atenção dispensada.