segunda-feira, outubro 08, 2007

As nossas estradas

É um assunto que se impõe: a segurança nas estradas do país, a condição dos veículos e dos seus condutores.
Sente-se que nos últimos tempos são cada vez mais aparatosos os acidentes de viação nas grandes estradas do país.
Acidentes que, diga-se de passagem, aumentam de intensidade na medida em que as estradas são reparadas, melhoraras e reconstruídas. Para ilustrar basta a deslocação do Sumbe á Luanda e vice-versa, com incidência para os fins-de-semana.
Nota-se também que em grande parte dos acidentes estão envolvidos jovens na casa dos 20 ou 30 anos, circulando em viaturas de alta cilindrada, ceifando vidas e acabando com os sonhos de futuro que as vitimas acalentam. Várias famílias são enlutadas a cada fim-de-semana. Serão as estradas, a imperícia dos automobilistas ou a condição técnica dos veículos? O que dizer das escolas de condução e o seu ensino?
Outro sim, vozes se levantam contra a inspecção de viaturas, uma atribuição da corporação policial especializada no assunto. O estado técnico de viaturas importadas especialmente da Europa, volta e meia deixa muito a desejar.
Viaturas há, que se afiguram quase sucatas (permita me a palavra) mas que são autorizadas a circular pela cidade em pé de igualdade com outros em melhores condições. Será que a fiscalização ou inspecção poderia que algum modo atenuar a situação actual?
Os automobilistas para encararem de frente a segurança rodoviária olham para as estradas. A reabilitação das vias em Luanda e no interior do país tem sido uma realidade, apesar de se notarem sinais lentos para o fim destes projectos, cinco anos depois de alcançada a paz.
É sabido por demais, que as estradas são uma espécie de Veias que transportam o sangue do desenvolvimento. Muitos países conseguiram fazer a sua distribuição geográfica, graças a um plano de expansão de rodovias inovador. Cá entre nós será que existe? Estarão as brigadas a trabalhar, segundo o princípio da grande necessidade do país, ou apenas seguindo país, ou apenas seguindo princípios eleitoralistas?

Nenhum comentário: