Serra da Chela é um dos pontos mais altos de toda a Angola.O cume mais visivel daquela maravilhosa cordilheira que serpenteia o "planalto sulano". Localizado no cosmopolita Lubango, a serra tem mais de 2000 metros de altura.Está lá. Imponente. Dando "guarida aos andarilhos e refúgio aos perseguidos". Mostra o Cristo redentor. Faz-se de mascote da cidade.Está pós aqui a SERRA DA CHELA. Email:pmavieira@yahoo.com.br
quinta-feira, janeiro 25, 2007
Ryszard Kapuscinski, "o africano"
Ao ouvir a rádio, esta manhã, quando distribuía os meus filhos pelas escolas, ouvi a notícia da morte de Kapuscinski, um estranho polaco que contou África como poucos.
Ryszard Kapuscinski escreveu coisas espantosas sobre os africanos, durante décadas. Correu o continente de lés a lés, sempre atrás das revoluções, golpes de estado e guerras sem fim. Escrevia notícias e escrevia livros.
Os relatos de Kapuscinski levaram-me para o jornalismo e, talvez, para África. A notícia da sua morte só podia recebê-la de outro africano, realmente. Todos nós, africanos, acabamos de perder alguém que admirávamos.
Durante décadas, Kapuscinski escreveu sobre o que viu e sentiu: a exaltação das independências africanas, a esperança no futuro, as desilusões, a amargura das guerras, o tribalismo e o racismo de que os africanos são vítimas e prevaricadores.
Contava histórias de gente simples, do quotidiano das aldeias, de “uma África que não existe”, tal como ele disse.
TEXTO RETIRADO DO BLOG www.blogda-se.blogspot.com , de Carlos Narciso
Ja faz um ano!!
ResponderExcluirKapuscinski era um mestre do Jornalismo, uma grande perda para a humanidade!