sábado, dezembro 06, 2008

Caçadores furtivos do Lubango entre os homens que abatem animais no Yona, Namibe

Os gestores do Parque nacional do Yona, manifestaram recentemente uma recorrente preocupação, em como homens de muita posse, conotados com o poder na Huíla, estão implicados no abate indiscriminado de animais naquela reserva. Falam-se inclusive de animais quase em extinção naquela região.

Alguns desses animais têm conhecido um novo habitat na sua fuga para outras zonas devido a acção dos caçadores furtivos. A fuga tem sido á sul para um rigoroso deserto. A impunidade que grassa Angola coloca os gestores do parque numa calar impotência.
Os caçadores, oriundos do Lubango, são descritos como estando a mudar de local de caça aberta, depois de o terem feito de maneira impune no parque nacional do Bicuar na Huíla, localizado entre a prospera zona da Matala e dos Gambos.
Este último é um cobiçado município, que alberga uma Tunda propicia a criação de gabo bovino (riqueza da região) e a prática agrícola, com irrigação artificial.
No Bicuar, os caçadores furtivos do Lubango utilizavam armas de guerra (AKM e PKM) para atingir animais de grande porte.
O serviço de segurança e florestal foi reforçado nos últimos anos com a inclusão de antigos soldados da defesa civil nesta actividade.
Foto: BOAVIDA NETO, GOVERNADOR DO NAMIBE

Um comentário:

José Jorge Frade disse...

Bom trabalho de alerta sobre um perigo para a bela fauna de Angola!