Serra da Chela é um dos pontos mais altos de toda a Angola.O cume mais visivel daquela maravilhosa cordilheira que serpenteia o "planalto sulano". Localizado no cosmopolita Lubango, a serra tem mais de 2000 metros de altura.Está lá. Imponente. Dando "guarida aos andarilhos e refúgio aos perseguidos". Mostra o Cristo redentor. Faz-se de mascote da cidade.Está pós aqui a SERRA DA CHELA. Email:pmavieira@yahoo.com.br
segunda-feira, março 19, 2007
Radio Ecclesia, dez anos depois
A Rádio Ecclesia reabriu há dez anos atrás num dia como este, a 19 de Março de 1997... Depois de confiscada em 1977 na sequência da instalação em Angola do regime comunista, esta Emissora Católica voltou a ser ouvida em FM para Luanda em 1997.
Com os ventos da mudança e a instauração do regime multipartidário em Angola, a Emissora veio a ser reaberta neste dia e readquiriu todos os seus direitos depois da visita de João Paulo II a Angola em 1992. O acto simbólico da devolução de todo património da Igreja foi assistido por Karol Woityla.
Na altura integravam a rádio Ecclesia um grupo de jovens jornalistas vindos de vários órgãos de comunicação social angolanos que fizeram as primeiras emissões a 19 de Março, tendo pautado por uma linha informativa independente, que foi custando alguns dissabores.
Neste mesmo ano a Ecclesia viu-se proibida pelas autoridades de emitir certos programas, como o Ecclesia no mundo, considerado ilegal pelas autoridades governamentais. Um ano mais tarde em 1998 um grupo de jornalista foi chamado a responder pela polícia de Investigação criminal, tendo ficado privado das suas liberdades por algumas horas, incluindo o seu director executivo, por haver passado a voz do líder dos que na altura faziam a rebelião armada.
Entretanto os tempos difíceis passaram, hoje a Rádio de confiança é ouvida por milhares de ouvintes e empreende uma luta para a sua expansão para todo país, um processo com contornos legais difíceis com que ainda hoje se debatem a Igreja Católica, a luta pela expansão tem sido secundada por forças da sociedade civil e algumas ligadas a partidos da oposição que cada vez mais acreditam na independência da sua informação.
Ao celebrar os dez anos da reabertura a Ecclesia reconhece que tem vido a crescer e dar passos seguros, contribuindo assim para a edificação da sociedade democrática que se pretende consolidar no país.
Meus parabéns ao colectivo da Rádio Eclésia, onde tenho muitos "Camaradas".
ResponderExcluirManuel Vieira, Faustino Hossi, FM, Maria da Costa, Alexandre Cose, Frei ( p-e) Estévão, entre outros que a mémória não recorda.
Vcs todos estão de parabéns!
Luciano Canhanga (Soberano)